João Pessoa-PB,

Three-Way (Interruptor Paralelo): O que é? Como funciona?

É muito importante atender a necessidade de controlar uma ou várias lâmpadas situadas no mesmo ponto, de mais de um local diferente. Nestes casos utiliza-se um conjunto de Interruptores Paralelo, conhecido também como “Three Way”. Esse Interruptor além de proporcionar um maior conforto para o usuário, aumenta os aspectos quanto a segurança, devido ao comando da iluminação estar em mais de um ponto. Exemplo: em corredores ou uma escada, é bom que tenha um interruptor em cada uma das extremidades ligados à mesma lâmpada. Isso possibilita uma pessoa acender a lâmpada ao chegar e apagá-la quando atingir a outra extremidade da escada ou corredor.Nas salas, quartos (um de cada lado da cama de casal ajuda no bom relacionamento), corredores, cozinhas, na iluminação externa, etc.


(Fig 01:Exemplo de aplicação de um Three-way ou Interruptor Paralelo)
 

(Fig 02: Esquema indicativo de ligação com o respectivo tipo de condutor – clique na figura para ampliar)
  Na figura 02 temos dois tipos de ligações, o correto e o incorreto. Note que os interruptores sempre seccionam a fase, nunca o neutro, como exigido pela NBR 5410, para impedir choque elétrico nas trocas de lâmpadas com este acionado. Observe a existência do condutor de retorno, assim chamada a fase após ser seccionada .



1) O Condutor Neutro é ligado em um ponto no Receptáculo da luminária;

2) O Condutor Fase deverá ser ligado em um dos Interruptores Paralelos, no pino central. Dos outros dois pinos deste Interruptor, deverão sair 2 condutores de Retorno, até o outro Interruptor Paralelo;

3) Do pino central deste segundo Interruptor Paralelo, sairá outro condutor de retorno, que deverá ser ligado no outro pólo do receptáculo da luminária, completando assim, o circuito elétrico.

Podemos ver com mais detalhes na figura abaixo:




(Fig: 03 Ligaçao do Three-Way)
 

(Fig 04: Simbologia do Three-Way)


17 comentários:

  1. Boa noite, parabens pelo post, mas o circuito threeway é um circuito em série ou em paralelo? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Observando nitidamente o circuito, nota-se que o circuito em si, opera em série com a carga... Senão entraria em curto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. PARALELO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  4. Olá! Porque o 2º modo é incorreto, visto que funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Max. Sim funciona, mas não é correto por uma questão de segurança e de acordo com a norma NBR 5410 não devemos chavear o neutro e sim a fase. Isso garante que ao apagarmos a lâmpada o fio retorno estará desenergizado (sem a fase) o que evita riscos de choque ao efetuarmos a troca.

      Excluir
  5. O que acontece se os dois fios paralelos ficar cruzados?

    ResponderExcluir
  6. Isso me ajudou bastante,preciso fazer uma ligação dessas aqui e farei eu mesmo,show

    ResponderExcluir
  7. OBRIGADO, mas agora me deu uma dúvida entre paralelo e série.
    Obrigado.
    Mas revirei meu curso!
    Gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na ligação de interruptores Paralelos são necessários 02 retornos denominados paralelos e que no circuito apresentado trabalham em paralelo no interruptor; ora a corrente circula por , ora no outro, até a lâmpada. Ligação em série de 02 lâmpadas por exemplo não é usado em residência, pois o circuito divide a corrente entre elas, deixando ambas com iluminação mais fraca

      Excluir

Tecnologia do Blogger.