Concurso de miss na Penitenciária Feminina de João Pessoa escolhe finalistas
![]() |
A etapa eliminatória de João Pessoa do 1º Concurso de Miss Ré educada Paraíba, realizado pela Gerência de Ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com diversas entidades públicas e privadas, reuniu 28 candidatas na Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão, nessa sexta-feira (14).
O evento, que foi apresentado pela jornalista Patrícia Gouveia, visa a interação das internas com outros realizadores, como forma de desenvolvimento da ressocialização.
O secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, fez a abertura oficial do evento, agradecendo a presença das pessoas e reafirmando a política pública da ressocialização.
“Este evento que estamos realizando hoje, que é o primeiro concurso de miss ré educanda da história do sistema prisional paraibano, não é um fato isolado por conta da celebração do mês das mulheres, mas é uma atividade importante dentro de uma política de reinserção social que acontece cotidianamente. Aqui procuramos respeitar o direito das mulheres em situação de cárcere todos os dias, seja com atividades educativas, de saúde, esportivas e artísticas”.
As selecionadas para a final do concurso, que acontece no dia 28 deste mês, foram Renata Costa, na categoria Miss Presídio João Pessoa; Márcia Félix, Miss Plus Size, e Farinezia, Miss Presídio João Pessoa Queen. Antes do desfile, uma equipe voluntária de maquiadoras fez a maquiagem das participantes.
![]() |
Foto: Presidiárias desfilaram e disputaram vaga na final Créditos: Divulgação/Secom-PB |
A mesa julgadora contou com as presenças da secretária executiva estadual da Mulher e da Diversidade Humana, Nézia Gomes; da ouvidora da Seap, Gabriela Freitas; das jornalistas Larissa Pereira e Eugenia Victal; da arte educadora Kaline Lima; do vice-diretor do Centro de Educação da PM, tenente coronel Ismar; da representante do ambulatório que presta atendimento especializado LGBT, Andreina Vilarin, e da agente penitenciária Rosângela Cavalcante.
A secretária executiva Nézia Gomes ressaltou o compromisso da gestão com as causas referentes à equidade de gênero, assim como a aproximação destas políticas públicas com o sistema prisional. “Trabalhamos com o foco nas políticas públicas de inclusão das mulheres e com as ré educandas não poderia ser diferente. Temos um olhar especial com a população carcerária feminina, pois entendemos que elas devem pagar as suas penas de forma digna, sendo respeitados os seus direitos básicos”.
A gerente de ressocialização, Ziza Maia, destacou o valor destes acontecimentos. “Hoje tivemos mais uma bela tarde, não só por conta do desfile em si, mas o que ele proporciona, que é o encontro de profissionais de diferentes áreas que reservam algumas horas do seu dia para uma causa tão nobre como esta, que é o exercício da cidadania e o desenvolvimento da ressocialização. Ressalto ainda o aumento da autoestima que este concurso proporciona nas participantes”.
![]() |
Foto: Misses mostraram beleza e simpatia Créditos: Divulgação/Secom-PB |
DEIXE UM COMENTÁRIO